Bhavin: Nem sempre os feedbacks de clientes devem ser considerados fonte da verdade absoluta

Bhavin: Nem sempre os feedbacks de clientes devem ser considerados fonte da verdade absoluta

Um dos meetup que assisti aqui no Vale do Silício tem um título polêmico, nele o speaker Bhavin, tenta mostrar que nem sempre os feedbacks de clientes devem ser considerados fonte da verdade absoluta sobre seu produto.

O que ele quer dizer com isso é que devemos começar qualquer pesquisa definindo muito bem nosso publico alvo, e reforçando a importância da escolha da amostra certa de usuários.

Outro ponto importante é decidir sobre que parte do produto você precisa coletar feedback e ainda, o que você espera alcançar com isso. Ainda que qualquer pesquisa com usuários tenha que ser neutra, é saudável e necessário ter hipóteses.

Para finalizar, ele nos lembra que a maioria dos nossos consumidores é ótimo em achar problemas, mas péssimo em pensar soluções. Porém, na maioria das vezes, os feedbacks vem em forma de soluções, o seu trabalho deve estar focado em procurar o problema escondido atrás desse tipo de feedback.
Bhavin é CEO e fundador da Magoosh, uma empresa online de treinamentos preparatórios para estudantes.

Speaker:
Bhavin is the CEO and founder of Magoosh, an online test prep company. In addition to leading the company, he’s led the product and engineering team at Magoosh over the past 6 years. With less than $1M in funding, he’s helped Magoosh grow to a profitable $10M+ run rate company with a variety of online products and mobile apps. Bhavin received his Bachelors from Duke University in Economics and Computer Science and his MBA from Berkeley-Haas.

Por Cristina Otto
Direto do Vale do Silício, Califórnia

Rohini Venkatraman: “Um bom produto começa com um time forte”

Rohini Venkatraman: “Um bom produto começa com um time forte”

Rohini Venkatraman, que é Business Designer at IDEO, reafirma que um bom produto começa com um time forte.  No meet up, aqui no Vale do Silício, ela compartilha a experiência de anos trabalhando como Gerente de Produto, tanto em startups, como em grandes empresas, e traz o que ela considera serem competências essenciais para ser um bom PM.Confira:

1. Empatia

 Entender os pontos para evitar uma reação alérgica;

2. Resiliência
Negociar com o time,  não parar a cada não.  Tomar a culpa. Deixar as emoções lá fora;
3. Priorizar tudo

Conhecer as pessoas e o papel de cada uma na empresa;

4. Bom Humor

Tirar pausas com o time e não se levar tão a sério;

5. “I am a We” – colaborar

Mesmo sob pressão,  ninguém se vira uns contra os outros.

Perfil:
Rohini Venkatraman is a Business Designer at IDEO. She has previously held product management roles for established and nascent products at both Livefyre and Intuit. She wrote this article about her experience: http://bit.ly/1UkTl18. Rohini jumps at opportunities to transform nebulous, blue-sky ideas into concrete product innovations. She has a background in psychology and a deep understanding of the intersection between psychology and technology. A logophile, Rohini has self-published a novella and writes a blog on designing a you-centered life (unabridgedro.com). Her favorite word and activity is kaffeeklatsch.

Por Cristina Otto
Direto do Vale do Silício, Califórnia

Koustubha Deshpande: o cara das startups

Koustubha Deshpande: o cara das startups

O mais legal sobre participar de um meet up com o Koustubha Deshpande (KD), Head of Mobile Engagement Marketing na Marketo, aqui no Vale do Silício, é ouvir histórias de quem já falhou e já venceu criando startup. É um cara que conhece os dois lados da moeda.

Na conversa,  KD mostra os pontos mais importantes para tirar sua ideia do papel e criar seu próprio negócio:
– Se certifique que o problema realmente existe e que  vale a pena ser resolvido.
Por mais que seu produto seja legal, você precisa avaliar se o problema que você se propõe a resolver é, de fato, uma dor. E que seus clientes realmente vão pagar pela solução.
– Encontre o time certo

Em uma startup, onde muitas vezes, cada pessoa desempenha mais de um papel, é extremamente necessário que todos estejam engajados para atingir os resultados. Outro fator importante é ter alguém para dividir preocupações, um sócio confiável, e que possui os mesmos objetivos que você pode tornar o difícil caminho do empreendedorismo menos sofrido.

– Aprender a mostrar o produto se baseando no problema em vez de começar falando da solução

Se você não tem marketing skills, aprenda, ou contrate alguém que tenha. Mais que ter um produto bom, você precisa saber como vende-lo.
– Um designer sem um engenheiro eh uma galeria de arte e um engenheiro sem designer eh um estacionamento.  Explique o que e se afaste, deixe o como com o time.
Por Cristina Otto
Direto do Vale do Silício, Califórnia