A Nexo participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da SuperVia, empresa de trens urbanos, no Rio de Janeiro. No evento, a Nexo demonstrou aos participantes o simulador de realidade virtual imersiva para redução de acidentes (percepção de riscos).
Dentre os 50 participantes das áreas operacional (Marechal Deodoro) e Administrativa (Central do Brasil), 49 consideraram a simulação como uma ferramenta eficaz para a capacitação de colaboradores.
Os participantes do Hospital Innovation Show (HIS), que ocorreu em São Paulo nos dias 28 e 29 de setembro, puderam experimentar o simulador de realidade virtual imersiva com um treinamento demo, rápido e preciso, voltado à capacitação do corpo clínico de hospitais.
Este tipo de capacitação é mais um aliado na redução de eventos adversos (problemas causados nos cuidados com os pacientes), como tempo maior de internação, uso equivocados de medicamentos, sequelas irreversíveis, óbitos, entre outros.
O CEO da Nexo, Frederico Faria, foi ao Hospital Innovation Show (HIS), em São Paulo, nos dias 28 e 29 de setembro, para apresentar o novo produto da empresa, o simulador de realidade virtual imersiva. O HIS é um trade show de inovação, um espaço onde empresas apresentam seus produtos e serviços mais inovadores, engajando o mercado de saúde e informando profissionais de diferentes áreas.
Durante a sua palestra, Frederico mostrou como ajudar a capacitar o corpo clínico em um ambiente simulado. Além de médicos e enfermeiros, residentes ou alunos também podem receber este treinamento, já que eles não têm a experiência na prática.O CEO explicou que o treinamento em ambiente simulado é mais um aliado na redução de eventos adversos (problemas causados nos cuidados com os pacientes), como uso equivocado de equipamentos, tempo maior de internação, sequelas irreversíveis, entre outros, que geram um custo muito alto para a instituição.
“Nós temos o desafio de melhorar a qualificação para que a gente reduza estes eventos adversos e consiga também diminuir o custo associado a este fator”, ressalta o CEO. “Uma nova maneira de capacitar o corpo clínico para reduzir este problema é a realidade virtual imersiva, treinando os profissionais de uma forma rápida e precisa”, completa Frederico.
Veja o vídeo da apresentação:
Como funciona o simulador de Realidade Virtual Imersiva:
Baseados em smartphones com sistema operacional Android, possuem baixo custo de hardware, funcionamento off-line e alta escalabilidade. Os simuladores de realidade virtual imersiva em
primeira pessoa são a melhor opção para testar conhecimentos em ambiente seguro, com o maior grau de retenção de conhecimento a longo prazo.